terça-feira, 27 de setembro de 2011

China lança caixa electrónica dispensadora de ouro

Matéria publicada originalmente em http://diariodigital.sapo.pt/

A China já conta com a sua primeira caixa electrónica que dispensa ouro numa rua do centro de Pequim, pioneira de uma série de até dois mil que a empresa Gongmei Gold Trading pretende instalar nos próximos dois anos no país asiático, informou esta terça-feira o jornal China Daily.

«Os asiáticos têm um gosto único pelo ouro, principalmente na China e na Índia, e os canais de investimento na China são muito restritos actualmente», afirmou o presidente da empresa, Zheng Ruixiang.

A caixa contém 320 barras, além de moedas de ouro e tem limite por transacção fixada em 2,5 quilos e barras avaliadas em 156,2 mil dólares com preços do mercado, que são actualizadas a cada 10 minutos.

Cada barra tem um código de reconhecimento que poderá detectar o tipo de produto solicitado e determinar o seu preço.

No mesmo dia em que começou a funcionar, no fim-de-semana passado, o serviço acabou por ser suspenso por não estar a emitir recibos, embora os seus responsáveis esperem que esteja pronto para as férias chinesas pelo Dia Nacional da China, a 1 de Outubro.

A empresa espera que a caixa electrónica tenha uma boa aceitação na China, o segundo maior consumidor mundial de ouro, atrás da Índia, que se une ao restrito grupo de países que contam com este tipo de caixa, do qual fazem parte a Alemanha, os Estados Unidos, a Itália e os Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Conselho Mundial do Ouro, a procura de investimento em ouro poderá alcançar 200 toneladas métricas este ano na China, acima das 187 toneladas métricas de 2010, quando aumentou 70%.

Os futuros preços do ouro, um valor seguro no actual contexto de instabilidade económica, aumentaram 29% este ano por causa da crise da dívida nos Estados Unidos e na União Europeia.


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário