quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Afinal, o que é um negócio rentável?

Isaac Rincaweski
Matéria publicada originalmente em http://www.classecontabil.com.br/

Muitas pessoas têm uma visão distorcida sobre o que é uma empresa rentável. Tudo vai depender das expectativas de cada sócio, como também do padrão de vida que pretende levar.

Não adianta a pessoa abrir um negócio pequeno e esperar grandes resultados. E isso acontece muitas vezes por absoluta falta de compreensão e conhecimentos básicos de administração.

Ou seja, qualquer empresa, grande ou pequena, pode ser lucrativa desde que os sócios administradores respeitem a sua capacidade de geração e distribuição de lucros.

Em nossa empresa contábil atendemos desde pequenas empresas, onde trabalha somente o sócio, como também empresas maiores com vários funcionários e, às vezes, o que se vê é o pequeno cliente satisfeito com a empresa e com o rendimento que ela lhe proporciona e, do outro lado, um cliente insatisfeito com os resultados da sua empresa, maior, mas amargando prejuízos contínuos.

Então, para o empreendedor inexperiente cabe sempre a consulta a um profissional contábil antes de escolher o tipo de empresa que irá investir. Só que em muitos casos acontece o contrário, ou seja, o empresário identifica o tipo de empresa que deseja abrir ou até mesmo adquirir, e, somente após o negócio efetuado é que ele procura um profissional contábil para fazer os trâmites legais de transferência ou registro e legalização, quando se tratar de abertura de nova empresa. Aí já é tarde demais, pois mesmo que o contador lhe mostre que o negócio não é rentável, ao menos para os padrões exigidos pelo empreendedor, dificilmente reverterá a sua decisão.

Outro dia uma pessoa procurou-me para registrar uma lavação de veículos. Na verdade a ideia era terceirizar a lavação de uma empresa de transportes. Ou seja, a transportadora estava querendo reduzir custos e ofereceu esta possibilidade a dois funcionários.

O problema é que eles não tinham a mínima noção de administração, mas a empresa solicitou-lhes que fizessem uma proposta de prestação de serviços.

Perguntei-lhes qual o valor que tinham em mente para verificarmos se era viável e fizemos um breve levantamento dos custos e despesas e um cálculo aproximado da receita, já que eles sabiam quantos caminhões e outros veículos de pequeno porte seriam lavados mensalmente. Imediatamente verificamos que aquele valor não seria suficiente para cobrir todos os custos e despesas da futura empresa.

Em seguida fizemos o cálculo do valor adequado, com valores diferenciados para os diversos tipos de veículos. Com uma proposta realista em mãos eles retornaram à empresa mas já não mais com a mesma confiança de que iriam fechar o negócio. O que de fato não aconteceu, pois a contraproposta da transportadora foi muito inferior.

Esse foi só um exemplo bem simples, mas que reflete a realidade de muitos candidatos a empresário. Sempre que tivermos a oportunidade, temos o dever de ajudar essas pessoas a visualizarem o futuro negócio de maneira realista.

Resumindo, podemos dizer que um negócio rentável é aquele que atende às expectativas dos sócios, colaboradores, clientes e fornecedores.


Leia também:
Afinal, o que é Trade-Off?
Aviso prévio de 6 meses? Será?
Será o fim do sócio-fantasma?
Haverá profissionais da contabilidade que o mercado necessita?
Fazenda analisa limpar déficit da Previdência
Investimento em educação é um ótimo negócio
Profissionais de finanças e contabilidade tiveram valorização salarial de 20%
Pague Menos pede registro de companhia aberta à CVM
Alemães estão animados com perspectivas de investimentos no Brasil
Banco do Brasil atinge R$ 1 bilhão em operações do Fies
Petrobras e UFC inauguram Laboratório de Corrosão no Nordeste
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs?
Leia a Carta de Bonito

Tags: negócio-rentável, contabilidade-tomada-decisão, profissional-contábil, abertura-empresas, consultoria-contábil-financeira, rentabilidade-negócios, contador-consultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário