segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EXCLUSIVO - Brasil proporá a Brics ajuda à Europa via FMI

Por Brian Winter
http://br.reuters.com/

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil vai propor aos outros países do Brics que disponibilizem bilhões de dólares em recursos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) como forma de aliviar a crise na zona do euro, disse uma fonte à Reuters nesta segunda-feira.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentará a proposta nesta semana durante reunião do Brics em Washington, disse a fonte sob condição de anonimato. O Brics é composto por grandes países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"Dar mais recursos ao FMI parece uma das opções mais atraentes que nós temos para ajudar a Europa", disse a fonte.

O Brasil poderia disponibilizar até 10 bilhões de dólares de seus próprios recursos para ajudar a Europa através de vários canais, incluindo o FMI ou a compra de títulos soberanos da dívida, acrescentou fonte.

A contribuição do Brasil, sozinha, certamente seria muito pequena para fazer diferença. Mas um esforço coordenado que inclua China e Rússia, em particular, poderia ter um impacto maior no momento em que os investidores olham para as reservas internacionais dos países emergentes como esperança de ajuda.

Um consenso a respeito de uma ação coordenada parecia ganhar corpo na segunda-feira. O ministro das Finanças da Rússia, Alexei Kudrin, disse a jornalistas que os países com reservas substanciais poderiam ajudar a socorrer as nações da zona do euro sob "certas condições."

Os países do Brics já compram títulos europeus emitidos pelo Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, reportou o jornal Valor Econômico nesta segunda-feira.

Mantega havia proposto anteriormente que os Brics fizessem compras coordenadas de bônus europeus, mas a ideia encontrou resistência em outros integrantes do grupo, que temem a compra de ativos de risco ou duvidam ter capacidade para poder ajudar. O FMI seria um veículo mais "seguro" para uma ação coordenada, disse a fonte.

IDEIA SATISFAZ AMBIÇÕES BRASILEIRAS

A proposta atenderia a dois desejos do Brasil. A ajuda poderia aliviar o impacto da crise sobre economias da zona do euro em dificuldades --especialmente Portugal e Espanha, que têm grandes investimentos no país.

Uma participação maior no FMI também poderia aumentar o poder do Brasil dentro da instituição. Integrantes do governo da presidente Dilma Rousseff têm dito que veem a crise na Europa e nos Estados Unidos como uma oportunidade para que o Brasil e os países do Brics ganhem uma importância maior nos assuntos globais.

Uma forma de os países do Brics disponibilizarem mais recursos para o FMI poderia ser por meio de "Novos Acordos de Empréstimo" --tipo de fundo de crise que atualmente tem cerca de 591 bilhões de dólares disponíveis, segundo o FMI.

O Brasil recebeu consultas diretas de países europeus a respeito da compra de títulos soberanos, disse a fonte, mas as reservas internacionais somente podem ser usadas para a compra de papéis com grau de investimento.

Um porta-voz do Ministério da Fazenda do Brasil não estava imediatamente disponível para comentários.

Leia também:
Afinal, o que é Trade-Off?
Aviso prévio de 6 meses? Será?
Será o fim do sócio-fantasma?
Haverá profissionais da contabilidade que o mercado necessita?
Fazenda analisa limpar déficit da Previdência
Investimento em educação é um ótimo negócio
Profissionais de finanças e contabilidade tiveram valorização salarial de 20%
Pague Menos pede registro de companhia aberta à CVM
Alemães estão animados com perspectivas de investimentos no Brasil
Banco do Brasil atinge R$ 1 bilhão em operações do Fies
Petrobras e UFC inauguram Laboratório de Corrosão no Nordeste
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs?
Leia a Carta de Bonito

Tags: crise-global, crise-zona-euro-eua, brics-brasil, fmi-ajuda-financeira, emergentes-ajuda-europa, reservas-internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário