sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Sabia que o transporte público será gratuito?

Por Blog Trade-Off

Você já imaginou morar num país em que o transporte público é gratuito? Já pensou como seria utilizar trem, metrô e ônibus sem ter que pagar pelo serviço?

Importante logo avisar que esta novidade, infelizmente, não se refere ao Brasil. A notícia é sobre a proposta do novo governo de Luxemburgo.

O novo governo que tem a frente o primeiro-ministro Xavier Bettel apresenta como um dos compromissos de seu plano de governo a extinção da cobrança de tarifas nos ônibus, metrôs e trens. A previsão é que a gratuidade do transporte público entre em vigor ainda em 2019.
Puxa! E de onde virá o dinheiro para bancar o transporte público? A resposta pode ser surpreendente para muitas pessoas. Na proposta do governo de Luxemburgo a gratuidade do transporte público será bancada pelos motoristas de automóveis. Noutras palavras, o governo taxará os motoristas de automóveis e com os recursos arrecadados ofertará transporte público e gratuito para todos. 


O objetivo principal da proposta é combater o aquecimento global ampliando a utilização do transporte público através do estímulo criado pela gratuidade e, por outro lado, desestimular o uso de automóveis por meio da taxação dos motoristas.

Luxemburgo é um país europeu com população em torno de 600 mil habitantes que faz fronteira com Bélgica, França e Alemanha.

O que você achou da ideia? Seria viável aqui no Brasil? Deixe seu comentário.

Veja também.

Tags: transporte-público, Europa- Luxemburgo, Governo-Xavier-Bettel

Nenhum comentário:

Postar um comentário