terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Afinal, qual a probabilidade de seu time vencer o jogo?

Por Trade-Off

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Movimenta milhares de pessoas e bilhões de dólares ao redor do planeta. Parte de sua magia e atratividade advém da tão falada afirmação popular de que "o futebol é uma caixinha de surpresa". 

No futebol nem sempre o mais forte ou favorito conquista a vitória. Detalhe importante que o torna mais mágico que a maior parte dos outros esportes que são bem mais previsíveis.

Mas, apesar da imprevisibilidade do futebol, seria possível estimar as chances de vitória do seu time naquela partida de final de campeonato?

Arena da Baixada - estádio do Atlético Paranaense. Foto: Trade-Off            

Nos últimos anos vários sites ficaram conhecimentos por calcularem as probabilidades para resultados de jogos dos principais campeonatos de futebol do mundo. Então! Da Champions League ao Campeonato Brasileiro é possível encontrar a probabilidade dos jogos.

No Brasil você pode encontrar as probabilidades de jogos de futebol no site Chance de Gol e na página do Departamento de Matemática da UFMG além de outros menos conhecidos que podem ser localizados via google.

E quem não lembra de Oswald de Souza que apresentava as probabilidades dos jogos de futebol nas décadas de 80 e 90?

Leia também:

Tags: futebol-probabilidades, estatística-futebol, futebol-resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário