quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Afinal, o que é Custo de Oportunidade?

Por Odelmo Diogo -  Trade-Off

A expressão “custo de oportunidade” é utilizada com freqüência no mundo dos negócios e até mesmo no cotidiano das pessoas. Mas afinal, qual seria exatamente um conceito razoável para o termo “custo de oportunidade”? 

Podemos afirmar que o “custo de oportunidade” equivale ao possível ganho que o indivíduo obteria pela escolha da segunda melhor opção numa decisão qualquer. Considerando que o agente econômico toma decisões racionais, ele opta sempre pela melhor opção e abre mão do ganho ou remuneração que receberia pela escolha da segunda melhor opção. 

Merece destacar que o “custo de oportunidade” tende a ser observado nas situações de trade-off, ou seja, nas circunstâncias em que o agente econômico precisa escolher uma dentre duas ou mais opções conflitantes. Nesta situação, ele elenca as vantagens de cada uma das opções e escolhe aquela que se apresenta como a melhor, sempre comparando o ganho inerente à opção escolhida com a recompensa ou ganho que receberia pela escolha da segunda melhor opção. 

Cabe enfatizar que a expressão “custo de oportunidade” decorre do fato de que ao optar pela melhor opção, o agente econômico estaria tendo o custo de não usufruir ou receber os possíveis ganhos e benefícios inerentes a segunda melhor opção. 

Por último, é importante deixar claro que o “custo de oportunidade” é composto e influenciado por variáveis de difícil mensuração. Seria muito simplista associar o “custo de oportunidade” apenas a uma questão de preço ou rendimentos monetários ou financeiros. As decisões dos agentes econômicos levam em conta uma série de variáveis tangíveis e intangíveis.


Leia também 
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs?
Afinal, quando é positivo adquirir consórcio?
Afinal, quais as causas da assimetria de informações nas MPEs?
7 dicas para evitar endividamento na hora de comprar a casa própria

Tags: custo-oportunidade, trade-off, decisões, tomada-decisão, opções-conflitantes, economia, ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário