quinta-feira, 31 de maio de 2012

7 dicas para evitar endividamento na hora de comprar a casa própria

Financiar uma casa própria é uma ótima alternativa. Entretanto, é fundamental saber que com isso se estará contraindo uma dívida de valor

Por Reinaldo Domingos,
Matéria publicada em www.administradores.com.br

A realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores, como o programa Minha Casa Minha Vida. Mesmo com isso, é sabido que o déficit habitacional já era e continua sendo um dos grandes problemas para as famílias brasileiras.

Isto é decorrência de um problema histórico, e entre os pontos que levaram a ele está a falta de educação financeira. Pois, culturalmente, desde nossos primeiros ganhos sempre aprendemos a consumir e nunca a poupar, e quando poupamos somente pensamos a curto prazo e não a médio e longo. Com isso as alternativas para que este sonho seja uma realidade ficam restritas ao financiamento pelo sistema de habitação.

Financiar uma casa própria é uma ótima alternativa. Entretanto, é fundamental saber que com isso se estará contraindo uma dívida de valor, que deverá ser honrada mensalmente. Também é necessário ter em mente que quando se faz um financiamento existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas ou até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do financiamento, em qualquer tipo de investimento conservador. Assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições em que se encontram.

2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha. Faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardar em um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.

3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.

4. Lembre-se de que o financiamento de um imóvel é considerado dívida de valor. Por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.

5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida. Muitas vezes não respeitamos nosso padrão.

6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.

7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria, é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.

* Reinaldo Domingos – é educador financeiro, autor dos livros Terapia Financeira, Livre-se das Dívidas, O Menino do Dinheiro – Sonho de família, O Menino do Dinheiro – Vai a escola, Ter Dinheiro não tem segredo, O Menino o dinheiro e os três cofrinhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico, Presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira.

Leia também:
Empresas brasileiras empregam dez vezes menos físicos...
Empresa chinesa compra salas de cinemas nos EUA e vira líder mundial
A Contabilidade nunca esteve tão Gerencial!
Maioria das executivas de finanças ganha mais de R$ 150 mil por ano
Novos bilionários fazem da China o maior mercado de carros de luxo do mundo
Após redução de juros, participação do BB no financiamento de carros quase dobra
Indústria da burocracia fatura R$ 1,2 bi no Brasil
Pesquisa aponta mandarim como 2ª língua mais importante para executivos
25 DE ABRIL: DIA DO CONTABILISTA
BB e Caixa têm “gordura” para queimar com juros e crédito, diz professor da UnB
Cresce número de profissionais que planejam finanças pessoais no Brasil

Tags: endividamento-financiamentos, planejamento-financeiro-pessoal, casa-própria, habitação, minha-casa-minha-vida, finanças-pessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário