terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pressionada, China ameaça EUA com ‘guerra comercial’

Sílvio Guedes Crespo

A aprovação no Senado dos Estados Unidos de um projeto de lei que permite ao país adotar barreiras comerciais contra a China enfureceu autoridades do país asiáticos.

Três órgãos fundamentais do governo chinês pronunciaram-se contra o projeto: o Ministério das Relações Exteriores, o do Comércio e o banco central, observa o “Wall Street Journal“. O primeiro afirmou que o texto viola regras da Organização Mundial do Comércio (OMC); o segundo, que a medida seria desleal, e o terceiro, que ela “afeta seriamente” a reforma contínua que o governo chinês está fazendo no yuan.

O “Journal” publicou em seu site um gráfico (veja reprodução abaixo) que mostra claramente a evolução do yuan em relação ao dólar, como consequência dessa “reforma”, como chamou o BC chinês. A moeda da China, que estava atrelada ao dólar, vem subindo gradativamente desde meados de 2010, enquanto o euro, flutuante, neste momento vale menos do que em janeiro do ano passado.


Além dos órgãos do governo, a agência estatal de notícias Xinhua também atacou o projeto de lei, afirmando, inclusive, que aprovação do texto pode gerar uma “guerra comercial”.

“Com uma doença financeira crônica e uma taxa de desemprego persistentemente alta, que leva manifestantes às ruas de Nova York e mais 50 cidades, alguns legisladores dos Estados Unidos de novo tentam, tediosamente, culpar a moeda chinesa em vez de atacar os reais motivos dos problemas econômicos do país”, afirma a Xinhua.

O projeto teve apoio de senadores democratas e republicanos, sendo aprovado por 79 a 19. No entanto, o texto pode ter dificuldade de passar na Câmara. O líder republicano na Casa, disse que é “perigoso”, para os EUA, “mexer na legislação de modo a forçar alguém a negociar o valor da sua moeda”.


Leia também:
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs? - Portal da Classe Contábil
Afinal, o que é Trade-Off?
Afinal, o que é FIDC?
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Presidente do Carf diz que gasto público no Brasil é “ruim”
China precisa combater inflação e afastar choques, diz Zhou
China lança caixa electrónica dispensadora de ouro
Por que socorrer somente a indústria automobilística?
Câmara aprova aviso prévio de 90 dias
Leia a Carta de Bonito

Tags: comércio-china-eua, comércio-internacional, guerra-comercial, yuna, euro, dólar, crise-americana, crise-zona-euro, economias-emergentes, brics, corrente-comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário