sábado, 8 de outubro de 2011

Geração Y investe mais em Previdência Privada

Matéria publicada originalmente em http://www.revistafator.com.br/

Cresce em 65% o número de investidores entre 20 e 33 anos que buscam esse tipo de aplicação financeira na Seguros Unimed.

Jovens entre 20 e 33 anos estão investindo mais em previdência privada. É o que mostram os números da Seguros Unimed - empresa que atua nos ramos Vida, Saúde e Previdência Privada e conta com uma carteira de 17 milhões de clientes em todo o País. Essa faixa de investidores já representa 5% do faturamento total da companhia, um percentual cerca de 65% maior do que o registrado em 2008.

A participação de jovens em planos de previdência privada confirma estudos recentes de mercado, que apontam que 20% dos investidores dessa faixa etária, a chamada geração Y, já possuem esse tipo de aplicação financeira. Além disso, embora sejam ousados em diversas atitudes que adotam na vida profissional e pessoal, quando se trata de investimento, os jovens são conservadores, optando por colocar a maior parte dos seus recursos na poupança (82,1%).

Entende-se como geração Y os “nativos digitais”, ou seja, aqueles que cresceram na era da internet. Na Seguros Unimed, essa faixa da população representa cerca de 15,8% dos clientes da Previdência Complementar. Já os nascidos entre 1966 e 77, de 34 a 45 anos, integrantes da geração X, somam quase 26% dos que tem Previdência Complementar, a mesma média apontada na pesquisa citada.

“Esse comportamento da geração Y encontra perfeita sintonia com a necessidade estratégica do país de aumentar a cultura da sociedade em reconhecer a poupança interna promovida pelo acúmulo da previdência privada”, avalia Alexandre Ruschi, diretor-técnico da Seguros Unimed.

Perspectivas de mercado -O atual momento de incerteza na economia mundial reforça o comportamento dos investidores que buscam aplicações financeiras mais conservadoras, incluindo a geração Y. Adicionalmente a esse panorama, os jovens percebem os seguros de vida e de previdência complementar aberta como importante elo na cadeia dos mecanismos de proteção contra perdas do poder aquisitivo na aposentadoria.

No Brasil, há algumas décadas, esse risco era inexpressivo, tendo em vista a grande participação dos jovens no conjunto da população, com contribuições que financiavam as aposentadorias e pensões dos idosos.

Hoje, a realidade é diferente: a população brasileira com mais de 65 anos, que se mantivera em torno dos 3% do total até 1970, pode alcançar os 13% em 2020, níveis de União Europeia em 2050. Os seguros de vida e a previdência privada aberta são fundamentais na preparação que as pessoas fazem de seus futuros e como complemento à previdência oficial.

Perfil - A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado pelas 373 cooperativas, 110 mil médicos cooperados e 17 milhões de clientes em todo o Brasil. Com matriz em São Paulo e 26 escritórios regionais estrategicamente distribuídos pelo Brasil, a empresa visa expandir os seus negócios e atender as necessidades do mercado em geral por meio da melhoria contínua de seus processos, da valorização de seus colaboradores e do compromisso com os clientes. Com 6,1 milhões de clientes, 33 produtos nos segmentos de Vida, Previdência e Saúde, a seguradora está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 13ª em Vida e a 14ª em Previdência Privada. Além disso, ocupa a 9ª colocação no ranking das onze maiores seguradoras do Brasil não ligadas a bancos, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário