sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Contabilidade atua como ferramenta de prevenção nas empresas

Matéria publicada em http://bagarai.com.br

Independente do segmento de atuação, empresas devem apostar em consultorias contábeis para acompanhar suas atividades e tributos.

Assim como disse Warren Buffett, a “contabilidade é a língua dos negócios”. E, quando o assunto é contabilidade, Buffett é referência. Ele, que é considerado o investidor mais bem sucedido de todo o mundo, foi um dos poucos que conseguir se manter ileso na crise econômica mundial, há dois anos. 

Quando uma empresa se depara com uma crise, suas atividades sentem as consequências. E, como todos sabem a economia não é uma ciência exata, por isso, não é aconselhável acreditar 100% nas previsões econômicas, mas, sim, elaborar planos preventivos que evitem possíveis problemas às empresas. Segundo o contador Gilmar Rissardi – da Bilanz Gestão Contábil – “se um empresário ou até mesmo investidor querem conhecer uma empresa, o caminho mais fácil e eficiente é analisar suas atividades, seu balanço, independente do contexto econômico”, comenta. 

Mesmo que nos momentos de crise a tendência seja pessimista, os empresários precisam manter o foco e analisar as informações contábeis para ter uma visão realista sobre o futuro da organização. “Um empresário competente sempre será realista e cauteloso quando elaborar um plano de ações, estratégias e um planejamento tributário ou ainda quando tomar alguma decisão de investimento”, acrescenta o contador Gilmar Rissardi.
.
Apoio de empresas especializadas 

Em meio à rigorosa legislação brasileira e órgãos eficientes que fiscalizam as empresas no país, é preciso investir na contabilidade para estar sempre à frente no mercado, atuando com segurança e tranquilidade. 

E, para garantir às empresas esse trabalho, existem outras especializadas em consultoria fiscal, financeira e tributária, assim como a paranaense Bilanz Gestão Contábil. Com atuação há vários anos no mercado, a Bilanz conta com profissionais altamente capacitados e infraestrutura completa para atender os clientes. “A economia sempre passa por momentos de instabilidade e, somada à complexidade tributária brasileira, muitos empresários ficam sem rumo na hora de tomar decisões importantes e fazer o balanço do resultado das suas empresas. Aqui no Brasil, por exemplo, mais de 40 normas tributárias são lançadas diariamente no mercado. É impossível estar atualizado sobre tudo. Mas, para isso, existem empresas qualificadas, prontas para dar todo o apoio necessário ao cliente, oferecendo as melhores soluções”, finaliza o contador Gilmar.


Leia também:
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs? - Portal da Classe Contábil
Afinal, o que é Trade-Off?
Afinal, o que é FIDC?
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Presidente do Carf diz que gasto público no Brasil é “ruim”
China precisa combater inflação e afastar choques, diz Zhou
China lança caixa electrónica dispensadora de ouro
Por que socorrer somente a indústria automobilística?
Câmara aprova aviso prévio de 90 dias
Leia a Carta de Bonito

Tags: contabilidade-ferramenta-gestão, ciências-contábeis, língua-negócios, economia-finanças, investimento-análise-balanços

Nenhum comentário:

Postar um comentário