quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bancos dos EUA demolem casas de inadimplentes

Sílvio Guedes Crespo 
Matéria publicada em http://blogs.estadao.com.br


A crise do mercado imobiliário americano gerou uma situação ao mesmo tempo dramática e curiosa. Primeiro, milhões de pessoas tiveram que sair de suas casas hipotecadas porque não conseguiram pagar dívidas. Só no ano passado, houve 1,05 milhão de hipotecas executadas

Agora, como o mercado imobiliário continua fraco, os bancos que ficaram com esses imóveis estão pagando para se livrar deles. “Pagando”, literalmente, porque eles destinam US$ 7,5 mil em média para demolir cada moradia e, em seguida, doam os imóveis a entidades sem fins lucrativos chamadas de “land banks”, que têm a missão de encontrar uma nova função para o endereço, como mostra uma reportagem do “Washington Post“. 

Isso está acontecendo porque o mercado imobiliário ainda não se recuperou e, para os bancos, não vale a pena pagar os impostos e a manutenção dos imóveis vazios. Além do aspecto econômico, a doação dos imóveis é também um trabalho de relações públicas. 

“É ótimo que a gente possa ajudar organizações sem fins lucrativos, ajudar bairros e famílias. [...] Mas é preciso também que faça sentido como negócio”, disse ao “WP” um executivo do banco Wells Fargo, que já doou 300 imóveis no ano passado e deve passar para frente mais mil endereços em todo o ano de 2011. 

Por “ajudar famílias”, ele se refere à decisão de doar as moradias para outras finalidades, o que valoriza os imóveis do entorno. Enquanto elas estão abandonadas, pressionam o preço dos demais imóveis da região para baixo. 

Os “land banks”, que recebem os imóveis, se encarregam de vender a preço baixo para igrejas, hospitais e outras organizações. Em alguns casos, simplesmente transformam o terreno em um jardim. 

“O que era um ímã para roedores, vândalos e mendigos agora virou um lote vazio, cheio de potencial”, disse o “Post”, sobre a demolição de um prédio residencial em East Cleveland (Ohio).

Leia também:
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs? - Portal da Classe Contábil
Aprendam com o Brasil, diz Eike Batista aos EUA
Documentário mostra novo ângulo das relações sino-norte-americanas
Americanos levam Nobel por pesquisas empíricas na macroeconomia
Impulsionado por inadimplência, spread bancário atinge maior nível em dois anos
Afinal, o que é Trade-Off?
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Seguro de risco político
Brasil é o país mais empreendedor do G20
Brasil corre risco de desindustrialização mesmo com economia sólida...

Tags: bancos-eua-inadimplência, crise-americana, sistema-financeiro, hipotecas-imóveis, crise-global, bolha-imobiliária, washington-post

2 comentários:

  1. Curioso esse evento, lá sobra tanta casa q precisam demolir. Lembro há alguns anos de ver reportagens onde produtores de leite jogavam leite na estrada protestando pelo preço baixo e denúncia de batata sendo jogada em lixão. Nesses casos, os produtores preferem destruir o produto em excesso a doar pra pessoas abaixo do nível da pobreza, q de qqr forma nunca comprariam esses produtos mesmo.

    A idéia deles é simples, se tá tendo excesso de moradia, q reduza a quantidade, pra acabar logo com a crise. Oq eu naum entendo é o motivo de destruírem antes de doar.

    É um pecado, mesmo com excesso de casas. Construir casa é tão caro, consome tanta mão de obra e material, o trabalho foi feito, aí eles vão lá e destroem. Naum duvido q em alguns anos os imóveis começam a superfaturar por haver procura maior q a oferta, e aí vem as santas construtoras explorar o mercado aquecido e construir novas casas, missão tão nobre...

    ResponderExcluir
  2. Por que eles nao vende essas casas para brasileiros.....brasileiro adora um carne importado entao é chic

    ResponderExcluir