segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Americanos levam Nobel por pesquisas empíricas na macroeconomia

Por Manoel Castanho 
Mtéria publicada em http://www.cofecon.org.br

Os economistas norte-americanos Thomas J. Sargent, da New York University, e Christopher A. Sims, da Princeton University, foram anunciados hoje (10) como ganhadores do Prêmio Nobel de Economia 2011. Eles foram escolhidos "por suas pesquisas empíricas de causa e efeito na macroeconomia". Ambos são Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard, curiosamente no mesmo ano: 1968. A cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro na capital sueca. 

"Thomas Sargent mostrou como as estruturas macroeconômicas podem ser usadas para analisar mudanças permanentes na política econômica", expressou a Real Academia Sueca de Ciências em comunicado. "Sargent examinou a era pós-Segunda Guerra, quando muitos países inicialmente tendiam a implementar uma política de alta inflação, mas eventualmente introduzindo mudanças sistemáticas na política econômica, revertendo o quadro para uma baixa inflação". 

O comunicado também falou sobre a contribuição do outro laureado: "Christopher Sims desenvolveu um método para analisar como a economia é afetada por mudanças temporárias na política econômica e outros fatores. Sims e outros pesquisadores aplicaram este método para examinar, por exemplo, os efeitos de um aumento na taxa de juros. Normalmente leva um ou dois anos para que a inflação caia, enquanto o crescimento econômico declina gradualmente já no curto prazo e não retorna ao seu ritmo normal senão depois de um par de anos". 

O comunicado informa também que Sargent e Sims desenvolveram suas pesquisas de forma independente, mas que suas contribuições se complementam de várias formas. "O trabalho deles durante os anos 70 e 80 foi adotado por pesquisadores e fazedores de política econômica em todo o mundo. Hoje, os métodos desenvolvidos por Sargent e Sims são ferramentas essenciais na análise macroeconômica", finaliza o comunicado. 

Para saber mais sobre o trabalho dos premiados, clique AQUI

O Prêmio Nobel 

O Prêmio Nobel foi criado em 27 de novembro 1895, no testamento de Alfred Nobel, cientista sueco que ficou muito rico com a invenção da dinamite. As áreas premiadas eram: Física, Química, Medicina ou Fisiologia, Literatura e Paz. Os prêmios começaram a ser entregues em 1901. 

Em respeito ao testamento de Alfred Nobel, nenhuma outra área de atuação é acrescentada nas premiações. A única exceção foi a Economia. Isso porque em 1968 o banco sueco Sverige Riksbank, comemorando seu tricentenário, instituiu o "Prêmio Sverige Riksbank de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel", patrocinado pelo próprio banco. Por esta diferença, ele não leva o nome de "Prêmio Nobel" em sua nomenclatura oficial, mas é anunciado e entregue juntamente com os outros Prêmios Nobel (embora não na mesma semana), além de ter o ganhador escolhido pela Real Academia Sueca de Ciências. 

O primeiro Prêmio Nobel de Economia foi entregue em 1969 para o norueguês Ragnar Frisch e para o holandês Jan Tinbergen. Nesta área, a maioria dos premiados são norte-americanos (alguns deles naturalizados). Outra curiosidade: o mais velho ganhador de um Prêmio Nobel foi o economista Leonid Hurwicz (nascido na Rússia, naturalizado norte-americano), aos 90 anos, em 2007. E apenas uma vez uma mulher ganhou o Nobel de Economia: foi Elinor Ostrom, em 2009. 

Além disso, há uma tendência recente de divisão do prêmio: desde 2000, houve apenas dois prêmios individuais: Edmund Phelps, em 2006, e Paul Krugman, em 2008. Nos outros anos deste período os prêmios foram divididos entre dois ou mais ganhadores, como ocorreu em 2010.

Tags: prêmio-nobel, economia-finanças, ciência-econômica, teoria-econômica, economistas, universidades-economia, literatura-econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário