terça-feira, 25 de outubro de 2011

Afinal, quais as causas da assimetria de informações nas MPEs?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

No mundo dos negócios, a assimetria de informações, também conhecida como assimetria informacional, compreende ao “descompasso” entre as informações econômico-financeiras disponíveis sobre determinada empresa e a sua situação real e verdadeira. 

No caso brasileiro, diversos são os motivos que favorecem ao surgimento de um ambiente nebuloso com um alto nível de assimetria informacional. O problema é mais visível no segmento das MPEs e decorre principalmente de fatores como a falta de fidedignidade da escrituração contábil-financeira, da existência de uma alta carga tributária e da predominância de um gerenciamento amador na maioria das micro e pequenas empresas.

Leia também:
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs? - Portal da Classe Contábil
Afinal, como fica o dilema contábil das MPEs?
Brasil é o país mais empreendedor do G20
A importância e os desafios das MPEs

No que tange a escrituração contábil, verifica-se que as micro e pequenas empresas se voltam apenas para o atendimento das exigências da legislação tributária e insistem em não dar a devida importância ao registro contábil e financeiro de suas transações. 

Quanto à elevada carga tributária, observa-se que a sua complexidade, em conjunto com o alto custo financeiro que “corrói” o faturamento das MPEs, estimulam a divulgação de informações econômico-financeiras defasadas ou a publicação de números que não correspondem à realidade das empresas do segmento. 

Por último, o gerenciamento amador predominante na maior parte das MPEs não dá importância à utilização de informações fidedignas na tomada de decisões e considera que o custo para a contratação e manutenção de melhores serviços de consultoria contábil e financeira é elevado e desnecessário. 

É urgente destacar a necessidade de reverter o cenário acima descrito. A existência de um elevado nível de assimetria nas informações contábil-econômico-financeiras das empresas gera um ambiente de insegurança empresarial, favorece a prática de juros maiores e menores prazos pelos bancos e, além disso, contribui para maiores taxas de mortalidade das MPEs. 

Para concluir, ressalta-se a importância do papel do contabilista no sentido de direcionar sua atuação também para a conscientização dos dirigentes de micro e pequenas empresas sobre a grande relevância da manutenção e utilização de informações fidedignas geradas por bons profissionais contadores.


Confira as últimas postagens
Petrobras investirá no Brasil R$ 213,5 bilhões até 2015
Na relação entre Argentina e Brasil, o perigo mora ao lado
Transferência mundial de ativos do Santander é questionada
A importância e os desafios das MPEs
Wal-Mart enfrenta problemas nas operações chinesas
Investimento: o negócio é começar
Family offices se expandem no Brasil, sob a mira de reguladores
Itaú e BB acirram disputa por aposentadoria privada
Bancos públicos ignoram efeitos da crise e reduzem reservas contra calote
Contabilidade atua como ferramenta de prevenção nas empresas

Tags: assimetria-informacional, assimetria-informações, contabilidade-gerenciamento, mpes, micro-pequenas-empresas, sebrae, crédito, administração-microempresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário