quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tempo, um bem precioso

Matéria publicada originalmente em http://www.previ.com.br/

Como boas práticas de organização podem evitar o desperdício do tempo

As necessidades da atualidade parecem deixar boa parte da população cada vez mais sem tempo. Competitividade, impaciência, tensão muscular, sentimento de urgência e fala acelerada têm se tornado um padrão de comportamento. Vale ficar atento, pois a doença da pressa tem afetado cada vez mais as pessoas.

Marilda Novaes Lipp, professora de psicologia da PUC-Campinas, explica que as pessoas acometidas pela doença tendem a reclamar da sobrecarga de trabalho e da necessidade que sentem de fazer tudo com muita rapidez.

“Essa pessoas sempre comentam como são muito ocupadas e utilizam com frequência expressões como tempo é dinheiro, não gosto de perder tempo, não dá tempo”, diz a psicóloga. Marilda explica que elas sentem que conversar uma hora com um amigo, ir a uma reunião na escola dos filhos ou simplesmente passar alguns minutos olhando a beleza da natureza é perder tempo.

“São pessoas que mantêm punhos cerrados, ficam irritadas com qualquer demora, falam muito rápido e interrompem os outros e, ainda, se sentem culpadas quando não estão trabalhando”, exemplifica a especialista.

Os números da doença

Marilda analisou o comportamento de pessoas em regiões como Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas e constatou que 65% dos brasileiros têm comportamentos que indicam a presença da doença da pressa. Destes, 10% sofrem de forma patológica, ou seja, têm tensão muscular e mental constante, não possuem habilidade para relaxar mesmo quando dormem, sofrem de hiperacidez estomacal, oscilações de pressão arterial, podem vir a ter infarto, sentem mal humor e raiva com frequência. Entre os executivos, o percentual chega a 95%.

A pesquisadora da PUC-Campinas esclarece que quem tem estresse não necessariamente sofre da doença da pressa, pois ele pode ser originado de outras causas. Porém, quem tem a doença da pressa, em geral, sofre de estresse também, pois a pressa se torna uma fonte interna de estresse.

O tempo

Para melhor administrar a relação tempo x atividades, a psicóloga Fernanda Montanholi sugere priorizar determinados trabalhos ou distribuí-los de forma a não ocupar 90% do dia.

“Temos que valorizar o que realmente é importante ou o que tenha prazo e flexibilizar as demais atividades. O acúmulo de funções tende a elevar o grau de estresse causando ansiedade, estafa mental, depressão e até riscos à saúde física, como hipertensão e úlcera”, alerta.

Velocidade do mundo corporativo

Resultados positivos, disponibilidade e dedicação são esperados dos profissionais. Nesse cenário, organizar o tempo pode ser uma boa opção para busca da qualidade de vida.

“Otimizar tempo em projetos significa foco em resultados. A criação de regras simples, como não abrir Outlook diversas vezes ao dia, pode ajudar. São medidas que se utilizadas evitam o excesso de trabalho e a falta de foco, vilã da organização do tempo”, afirma o consultor empresarial Sergio Guimarães.

Para as mulheres que se comprometem com trabalho e casa, é recomendado dividir as tarefas com o marido, assim diminuiria o estresse e o volume de atividades. “Organizar o tempo é um compromisso de vida. Fazer o contrário é o mesmo que abrir mão de uma alimentação básica todos os dias”, ressalta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário