segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aprenda a montar o seu Plano Estratégico de Despesas

Matéria publicada originalmente em http://www.previ.com.br/

O primeiro semestre do ano já acabou. Em geral, as revisões do que está dando certo e as criações de metas acontecem na virada do ano, mas os especialistas em educação financeira recomendam o planejamento em qualquer época. E já que o ano caminha para o final, que tal montar o seu Plano Estratégico de Despesas? 

Segundo o professor do Ibmec, Roberto Zentgraf, as pessoas acham que o importante para ter uma vida financeira saudável é ganhar mais, quando na verdade o fundamental é fazer sobrar algum dinheiro. Zentgraf comenta que aumentar o ganho quase nunca está em nossas mãos, sendo assim, a opção é controlar os gastos e, para isso, sugere a montagem do Plano Estratégico de Despesas (PED). 

Antes de receber o dinheiro 

A dica do professor é a criação de uma ferramenta estratégica que sirva para ajudar a planejar o seu dinheiro antes mesmo de tê-lo recebido. Como todo planejamento, é preciso detalhar as despesas do dia a dia, as obrigações assumidas, contas fixas e, ainda, o dinheiro que possivelmente você reservará para planos de curto e longo prazo. 

Em seguida, o Zentgraf recomenda estabelecer percentuais que serão gastos em determinado período em cada categoria do planejamento. Assim será possível, com o passar dos meses, saber se as metas foram atingidas e, se necessário, mudar atitudes para alcançá-las. 

Seis passos 

Para o especialista, um ciclo completo de implementação de um PED se faz em seis etapas. 

1) Perceber onde é possível controlar as despesas;
2) Valorizar suas experiências e aprender com elas;
3) Classificar as despesas;
4) Comparar as despesas (gastos) com as receitas (entradas de dinheiro);
5) Analisar os resultados; e
6) Estabelecer suas prioridades. 

No item 1, que fala sobre controle, Zentgraf recomenda anotar tudo ou em caderninho pessoal ou usar softwares específicos para finanças pessoais. 

No site da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abef), por exemplo, é possível baixar uma planilha em Excel criada pelos profissionais da instituição. Basta visitar o site da Abef e, no menu vertical à esquerda, clicar em planilha de orçamento familiar. 

Por dentro dos gastos 

Para Zentgraf, só se pode melhorar aquilo que se conhece, por isso, anotar tudo é importante. Uma dica valiosa sobre registros dos gastos no cartão de crédito, ao invés de anotar o total, é interessante controlar cada uma das despesas assumidas. 

Hora de calcular 

Tomados esses devidos cuidados e já tendo feito a classificação, Zentgraf indica que se divida o total gasto em cada uma delas pela sua receita líquida mensal e multiplique cada resultado por 100. Depois, analise os gastos e some o percentual por categoria, se o valor for inferior a 100%, segundo o professor, é sinal de que se gasta menos do que se ganha. Caso a soma for superior a 100%, o gasto está maior do que o ganho e é preciso mudar em prol da saúde financeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário