quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Afinal, como realizar seus sonhos?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

As famílias brasileiras, assim como a maior parte das famílias do mundo, possuem sonhos e buscam realiza-los ao longo do tempo. Alguns desses sonhos não demandam recursos financeiros. No entanto, maior parte dos planos que as pessoas buscam realizar no futuro dependem da disponibilidade de recursos para que seja possível transformá-los em realidade.

Logo, surge a pergunta: como acumular recursos para transformar em realidade os sonhos e os projetos futuros? O verbo POUPAR seria a principal resposta. Porém, apesar de simples, poupar não é uma tarefa fácil. No atual contexto de consumo e de forte apelo ao “comprar por comprar”, a organização do orçamento familiar transforma-se numa difícil tarefa que exige planejamento, disciplina e determinação.

Poupar não é nada mais do que guardar parte da renda ou do salário, ou seja, equivale separar uma parte da renda que não deverá ser destinada ao consumo. Todavia, a existência de crédito fácil combinada com o exotismo de novos produtos e tecnologias, estimula a construção de um cenário de antecipação de consumo através do crédito que, consequentemente, compromete a taxa de poupança das famílias no curto e no longo prazo.

E como poupar?
Antes de qualquer coisa, é essencial que as famílias possuam um orçamento. Esse orçamento não precisa ser uma planilha sofisticada ou um programa de computador. Deve ser um modelo simples, compatível com a realidade de cada família, e que resulte em clareza sobre os valores de todos os recebimentos e desembolsos realizados pela família durante o mês.

O segundo momento diz respeito à análise do orçamento. Esta deverá contemplar a exclusão dos gastos supérfluos e daqueles que podem ser postergados. Feito esses ajustes ou “cortes de gastos”, torna-se possível definir QUANTO deverá ser POUPADO.

Pronto! Já sabe quanto deverá poupar? Agora é a vez de buscar informações através de seu gerente e dos meios de comunicação ou, até mesmo, contratar os serviços de um Consultor Financeiro para prestar orientações sobre a escolha da aplicação financeira para qual você destinará os valores que serão poupados.

Última dica. Disciplina e determinação na execução de seu orçamento tornará mais fácil a realização de seu projeto, ou seja, a realização de seu sonho!

Leia também:
Afinal, o que é Trade-Off?
Investimento em educação é um ótimo negócio
Bancários vão pedir 12,8% de reajuste em campanha salarial; data-base da categoria é 1º de setembro
China divulga diretrizes para disputas regionais sobre mar
E o consumo do crédito pelos brasileiros?
Como lidar com os pedidos das crianças diante de tantos produtos ofertados?
Vai ao Brasil? Cuidado!

Tags: orcamento-familiar, planejamento-financeiro-pessoal, consumo-credito, varejo-consumidor, endividamento-familias, brasil-bancos

Um comentário:

  1. Bacana, Odelmo! Gostei desse formato 'notícias e dicas' do blog!
    Quem sabe, com esse texto, eu me empolgo para fazer finalmente o meu orçamento.

    ResponderExcluir