quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Afinal, como fica o dilema contábil das MPEs?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Foi criado em julho de 2011 um Grupo de Trabalho para elaborar estudos, analisar mudanças e propor ações para a melhor aplicação das regras de contabilidade para Micro e Pequenas Empresas. 

Não é difícil perceber que a Ciência Contábil é subutilizada e até mesmo “desconhecida” por parte das Micro e Pequenas Empresas, enquanto ferramenta essencial para a tomada de decisões econômico-financeiras. 

Dados do SEBRAE (2005) mostram que, para 68% dos empresários de empresas extintas, a principal razão para o fechamento da empresa está relacionada a um rol de falhas gerenciais. Assim, a Ciência Contábil poderia ser vista pelas MPEs como uma importante ferramenta de controle e gerenciamento econômico-financeiro que contribuiria para a diminuição das falhas. 

No cenário atual, a Contabilidade das MPEs limita-se, na maioria dos casos, ao acompanhamento e gestão do recolhimento de tributos. É raro ver MPEs com sistema de escrituração contábil e o empresário utiliza apenas relação de vendas, planilhas de custos e outros relatórios incompletos para subsidiar suas importantes decisões gerenciais. 

Espera-se que a criação do referido Grupo de Trabalho, que será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, seja um marco inicial na criação e adaptação de regras que facilitem e estimulem a utilização da Ciência Contábil para a tomada de decisões por parte dos dirigentes das MPEs. 

O Conselho Federal de Contabilidade será uma das entidades que fará parte do Grupo de Trabalho e o prazo para a entrega da proposta de plano de trabalho será de 120 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário