domingo, 10 de julho de 2011

Poupança encolhe, crédito imobiliário estica!

Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

O volume de recursos aplicados em poupança encolheu nos primeiros seis meses de 2011. Conforme informações divulgadas pelo Banco Central, a captação líquida da poupança no 1º semestre foi negativa em aproximadamente R$ 3,2 bilhões, ou seja, o volume resgatado foi maior que o volume aplicado no período.

O movimento de fuga de recursos da poupança para outras aplicações que oferecem taxas de juros mais atrativas é consequência da tendência de alta dos juros na economia, estimulada pelos sucessivos aumentos da taxa básica de juros SELIC.

Um cenário com viés de alta nos juros poderia gerar uma situação de escassez de recursos para fazer frente a crescente demanda por crédito imobiliário. Os recursos aplicados em poupança são utilizados pelos bancos no financiamento de imóveis. Considerando a crescente demanda pelo crédito imobiliário, a redução dos volumes aplicados em poupança poderiam gerar aumentos nos juros dos financiamentos imobiliários.

Conforme dados da Abecip - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, o volume dos financiamentos imobiliários no mês de abril de 2011 foi 42% maior que o observado no mesmo período de 2010. Esse cenário mostra que o mercado de crédito imobiliário está aquecido gerando assim uma demanda maior por recursos que, em maior parte, são originários da caderneta de poupança.

O cenário acima descrito não pode ser descartado. No entanto, com a acomodação dos índices de preço, a taxa de juros da economia tende a ficar estável no médio prazo atenuando a migração dos poupadores para outras aplicações financeiras.

Outra questão que merece destaque é a flexibilidade que os bancos ainda dispõem no sentido de direcionar esforços para a captação de poupança. Até então, os bancos, com exceção da Caixa Econômica Federal, estimulavam seus clientes a evitar a poupança e direcionar suas aplicações para depósitos a prazo e fundos de investimentos que oferecem melhores ganhos financeiros.

Leia também:
Operações bancárias poderão ser feitas pela TV
Basileia define exigência extra de capital a bancos maiores
Carteira de crédito imobiliário do BB mais que dobrou nos últimos 12 meses
BB & Mapfre vão contratar mil funcionários até o final do ano

Tags: caderneta-poupança, credito-imobiliario, sistema-financeiro-nacional, intermediacao-financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário