quarta-feira, 29 de junho de 2011

Onde estão os ricos cearenses?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que 9,10% da classe A cearense reside em Fortaleza. Em segundo lugar aparece o município de Eusébio com 5,13%. O estudo apresenta uma “radiografia” da renda no Brasil e utiliza a classificação da população em função da renda domiciliar.

Por outro lado, Barbalha, com um percentual de 27, 47%, é a cidade cearense que possui maior percentual de sua população classificada na classe E, ou seja, pessoas com renda domiciliar mensal inferior a R$ 751,00.

A nível nacional, a pesquisa mostra que o município brasileiro com maior percentual de pessoas na classe A é Niterói com 30,7% de seus habitantes na elite econômica.

De acordo com a pesquisa, as classes econômicas brasileiras são classificadas de acordo com a renda, conforme abaixo:

Classe                               Renda domiciliar mensal em R$
E                                                        0 a 751
D                                                 751 a 1.200
C                                              1.200 a 5.174
B                                              5.174 a 6.745
A                                              6.745 em diante

A pesquisa chama atenção também para o nível de felicidade do brasileiro. Conforme dados do Gallup World Poll, citados no estudo, o Brasil é o país mais feliz do mundo. Os números mostram que, numa nota de 0 a 10, a felicidade presente do brasileiro em 2009 era 8,7. O mesmo otimismo foi verificado em relação a felicidade futura, considerando o ano de 2014, com nota de 8,7. Em segundo lugar aparece a terra do reggae, a Jamaica, com nota 8,3.

A pesquisa está disponível no site da FGV (http://www.fgv.br/) e foi publicada com o título "Os Emergentes dos Emergentes: Reflexões Globais e Ações Locais para a Nova Classe Média Brasileira".
       .

Nenhum comentário:

Postar um comentário