terça-feira, 21 de junho de 2011

Embrapi poderá ser a saída para a inovação industrial

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Governo Federal e a Confederação Nacional da Indústria fecharam acordo sobre a criação da EMBRAPI – Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (o nome é sugestão do ministro de ciência e tecnologia, Aloizio Mercadante).

Segundo o governo, a empresa deverá ter atuação espelhada na Embrapa com foco no desenvolvimento de projetos de inovação para o setor produtivo industrial brasileiro.

A criação da Embrapi ainda deverá trilhar caminhos políticos e burocráticos, ou seja, ainda "percorrerá" um bom tempo para iniciar suas atividades. No entanto, é importante reconhecer a importância de uma instituição com a finalidade de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da inovação industrial no País. A criação da empresa de pesquisa contribuirá positivamente para o aumento da competitivdade da indústria nacional a partir da geração de novas tecnologias que podem culminar com importantes ganhos de produtividade.
Tags: indústria, inovação, tecnologia, pesquisa, competitividade, política industrial, ciência-e-tecnologia

2 comentários:

  1. Não vejo o porquê da criação de um novo ente, tendo em vista a existência do CNPq. Seria mais simples assinar um contrato de gestão e dar-lhe mais autonômia funcional, assim como foi feito com o Inmetro. Quanto à finalidade, está mais do que na hora de se intensificar incentivos ao desenvolvimento tecnológico baseado em pesquisas. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  2. Raul,
    Concordo com você que o CNPq, com um pouco mais de autonomia, poderia também atingir os objetivos que norteiam a criação da Embrapi. No entanto, na forma de empresa, a Embrapi poderia atuar com mais flexibilidade e dinamismo em parcerias com empresas privadas para o desenvolvimento de P&D.

    ResponderExcluir