sábado, 4 de junho de 2011

Em junho, Fortaleza será o centro do debate sobre inovação

Matéria publicada no Portal Fator Brasil - http://www.revistafator.com.br/

De 20 a 22 de junho , acontecerá na capital cearense a XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica.

Considerado o maior e mais importante evento destinado ao debate do tema inovação, hoje tão necessário no Brasil, a XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica deverá reunir, entre os dias 20 e 22 de junho, em Fortaleza (CE), cerca de 800 líderes empresariais, pesquisadores, analistas e gestores de todas as partes do País e também do exterior. Durante três dias, a capital cearense será o centro das atenções de todos aqueles que pensam a inovação e, por consequência, o futuro das diversas áreas da atividade humana no Brasil.

Na manhã do primeiro dia dos trabalhos, como preâmbulo do evento, haverá um painel destinado especificamente às pequenas empresas. Com o título de “Papel das Micro e Pequenas Empresas na Formação de Redes de Inovação e Cadeias Produtivas”, estará em discussão as maneiras como os pequenos empresários trabalham a inovação em seus negócios. Organizado pelo Sebrae, o debate envolverá ainda os gargalos enfrentados por esse segmento empresarial na obtenção de instrumentos para financiar sua inovação tecnológica ou em demais áreas.

Após se conhecer os desafios e oportunidades de inovação das pequenas empresas, na parte da tarde do primeiro dia da Conferência, acontece a abertura oficial do evento, com o pronunciamento de todos os atores envolvidos no tema e, no fim da tarde, está programada a primeira palestra a cargo do Dr. Carlos Fadigas de Souza, representante do Grupo Odebrecht, um dos Grupos líderes em inovação no País. Em seguida, empresários e todos os participantes debaterão as idéias e conceitos propostos.

Os trabalhos do segundo dia da XI Conferência Anpei serão abertos com a colocação dos desafios do setor privado para a inovação. O tema será “Nova Política de Inovação: Tópicos voltados para a Iniciativa Privada”. Em seguida, acontece o pronunciamento do representante internacional no evento. Com o tema “Os Desafios do Futuro: O Papel das Inovações”, o engenheiro alemão Dr. Michael Weinhold falará sobre o que se prenuncia como futuro da gestão da inovação. Ele é responsável pela área de inovação a nível mundial do Grupo Siemens, além de ganhador do Prêmio de Inventor do Ano 2008. A parte matutina do segundo dia será concluída com as reuniões dos diversos comitês da Anpei.

Já no período da tarde é a vez de se conhecer em detalhes os principais ´cases` de inovação selecionados para o evento. Nesse ano, os destaques ficam por conta do minicompressor Embraco, produto que abre um leque único de aplicações e a nova formulação de uma poliamida de alta fluidez da Rhodia, ambos produtos que estão sendo lançados à nível mundial. O teste para influenza H1N1, gripe suína, desenvolvido pelo Grupo Fleury e a extração de óleo de peixe rico em Ômega 6 de vísceras de tilápia da empresa PISCIS completam os ´cases` de destaque. Além desses, 36 apresentações de igual nível complementam o cerne da Conferência. O relato das inovações por seus próprios protagonistas é a forma de transmissão do conhecimento da forma mais apropriada e adequada ao meio empresarial.

No terceiro e último dia do encontro, ganhará evidência as necessidades e peculiaridades regionais, por meio da palestra “Cenários Futuros e Oportunidades de Negócios no Nordeste: BNB”. Além da apresentação dos novos estímulos desenvolvidos e oferecidos pelo Banco do Nordeste do Brasil, será dada ênfase sobre as inúmeras oportunidades oferecidas na região. Será a chance de um aprofundamento nos sistemas mais adequados para a melhoria da competitividade das empresas instaladas na região.

O tempero regional do evento continuará na palestra seguinte, que será proferida pelo Dr. Carlos Tadeu da Costa Fraga. Com 30 anos de experiência na Petrobras, ele tratará do tema “Redes de Inovação e Cadeias Produtivas: Iniciativas da Petrobras”, um resumo de todo o espírito da Conferência da Anpei, pois permitirá o conhecimento da gestão da inovação numa das maiores empresas petrolíferas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário