quinta-feira, 2 de junho de 2011

Devemos apostar somente nas commodities?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, afirmou ontem que a economia brasileira poderá se beneficiar dos altos preços das commodities para se modernizar e aumentar sua produtividade. Segundo ele, o país precisa de investimentos privados para obter melhorias na produtividade e assim trilhar o caminho do crescimento sustentável.

Ele acrescentou que o País deve encontrar soluções para aumentar a taxa poupança e de investimento e citou ainda os casos de Índia e China que possuem taxas de investimento superiores a do Brasil. Comentou que o Brasil já sente a pressão dessas economias concorrentes e que deve criar soluções com vistas a melhorar a competitividade. 

A aposta de Robert Zoellick nas commodities como possível solução para a geração de poupança, que serviria para alavancar o investimento e assim gerar elevação do grau de competitividade, é preocupante se for levado em consideração que o Brasil, ao longo de sua história, vem utilizando essa política sem, contudo, conseguir consolidar uma economia de crescimento sustentável.

Assim, mesmo que a aposta das commodities seja válida, a elevação do nível de capital humano, ou seja, o investimento em educação ainda se apresenta como possível solução para a construção de um crescimento sustentável da economia brasileira.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário