segunda-feira, 30 de maio de 2011

Siderúrgica será instalada no Ceará

Assinado o protocolo de intenções para instalação da Siderúrgica
Matéria publicada no portal portosenavios.com.br
O Ceará será o primeiro estado brasileiro a ter uma Companhia Siderúrgica inteiramente instalada numa Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Na tarde de quinta-feira (26), no gabinete do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), foi assinado o protocolo de intenções que dará início oficialmente à construção do empreendimento.

Na ocasião, estiverem presentes o presidente do Cede, Ivan Bezerra, a diretora presidente da Empresa Administradora da ZPE, Cristiane Peres; o diretor da Associação Brasileira das ZPEs, Victor Samuel; o presidente da CSP, Maurício Chu, e a comitiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, liderada pelo secretário executivo do Conselho Nacional da ZPE, Gustavo Saboia.

De acordo com Maurício Chu, a implantação da CSP na ZPE cearense lhe garantirá incentivos fiscais e isenção de impostos, desde que exporte o mínimo de 80% do aço produzido na usina. Durante a reunião, Chu anunciou para janeiro de 2012, a cravação das estacas de sustentação da usina. “Já terraplenagem da área de 980 hectares terá início em junho e deverá ser finalizada em dezembro”, revelou.

Já Gustavo Saboia destacou o pioneirismo cearense nessa obra “grandiosa”. “Há mais de 30 anos que o Ceará pleiteia a vinda da Siderúrgica, agora graças à disposição, empenho e parceria do Governo do Estado conosco e com os investidores o projeto executivo está pronto e a CSP já é realidade: um marco histórico para o nosso País”, disse o secretário.

Ivan Bezerra classificou um Ceará como um fenômeno do crescimento. “A CSP provocará um incremento de 12% no nosso PIB. No pico da construção da usina, serão 15.000 trabalhadores envolvidos. Um empreendimento estratégico que trará à tona as diversas potencialidades do Estado”, destacou o presidente do Cede.

VISITA

A mesma comitiva sobrevoou o Porto do Pecém e fez uma visita no local para conferir o andamento dos trabalhos da Siderúrgica. Gustavo Saboia afirmou que a ZPE do Ceará é a que apresenta a melhor estrutura institucional e a única que já tem instalada a empresa administradora que irá gerenciá-la, em São Gonçalo do Amarante.

Também para junho, está prevista a alteração societária do empreendimento, que terá como acionistas majoritários a Companhia Vale do Rio Doce, com 50% das ações, e as empresas coreana Dongkuk e Posco, que comporão os ativos com 30% e 20%, respectivamente.

CONSTRUÇÃO

A Posco Engeneiring and Constructions, braço construtor da Posco - terceira maior usina siderúrgica do mundo - será a responsável pela construção da CSP, que envolverá recursos da ordem de US$ 4,5 bilhões. A usina irá produzir três milhões de toneladas de placas de aço, na primeira fase do empreendimento, cuja operação está prevista para dezembro de 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CEDE/Jully Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário