sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Toyota deve perder a coroa de maior montadora do mundo

Por Yoshio Takahashi
Matéria publicada no The Wall Street Journal

A Toyota Motor Corp. parece prestes a ser derrubada do posto de maior montadora do mundo em vendas, após informar na quinta-feira que calcula uma queda de 6% nas suas vendas mundiais em 2011, prejudicadas pelos desastres naturais no Japão e na Tailândia.

As vendas menores que as esperadas provavelmente deixarão a montadora japonesa atrás da General Motors Co. e da Volkswagen AG este ano, encerrando assim o reinado de três anos da Toyota em vendas mundiais. Embora a montadora espere uma forte recuperação em 2012, há dúvidas se ela conseguirá recuperar o posto mais alto ano que vem, diante da alta do iene, que continua enfraquecendo sua vantagem competitiva no mercado mundial. 

Para 2012, a montadora prevê que as vendas crescerão 20%, para 8,48 milhões de veículos, à medida que a produção volte ao normal. Mas tanto a rival alemã quanto a americana querem manter o volume de vendas que conquistaram recentemente. 

A GM já vendeu 6,79 milhões de veículos nos primeiros nove meses do ano, uma alta de 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado, e pode chegar a 9 milhões no ano se manter o ritmo de crescimento. A Volkswagen conseguiu elevar as vendas em 14%, para 7,51 milhões, nos primeiros 11 meses do ano e espera vender mais de 8 milhões de veículos este ano. 

O provável rebaixamento da Toyota no ranking mundial das montadoras surge num momento em que a maior fabricante de veículos do Japão enfrenta mais um ano difícil, causado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, no Japão, e também por enchentes gigantescas na Tailândia. No ano passado, a Toyota foi duramente prejudicada pela crise mundial provocada por um enorme recall de seus veículos. 

O cenário desafiador também parece que vai continuar, já que a valorização excessiva do iene corrói a margem de lucro dos veículos produzidos no Japão. 

Mas a Toyota continua preparando planos ambiciosos, com uma meta de vender 8,95 milhões de veículos no mundo e produzir 8,98 milhões em 2013. 

Os números de 2011 incluem as vendas de suas subsidiárias Daihatsu Motor Co., de carros compactos, e a montadora de caminhões Hino Motors Ltd. Mas as metas para os próximos dois anos só refletem os planos para a Toyota e não levam em conta as duas subsidiárias.


Confira as últimas postagens
Só sobreviverá a pequena empresa que souber reter talentos
Turistas brasileiros batem recorde de compras nos EUA
Brasil é prioridade para o Santander, diz presidente
‘FT’: Com Bolsa Verde, Rio pode virar polo financeiro alternativo
BID lança linha de crédito para bancos que desejam expandir empréstimos a setores de alto...
Município baiano apresenta o maior PIB per capita do país em 2009
Itaú espera ter licença para atuar na Colômbia em junho de 2012
Pacote da Receita inclui fim da declaração anual do Simples em 2013
Impostos federais poderão ser pagos com cartão de crédito...
Espanha estuda meio rápido para limpar seus bancos
Crise econômica entra na pauta das turnês de rock
Brasil deve crescer a taxas chinesas em 2012, projeta ABC


Tags: Toyota, mercado-veículos-automóvel, montadoras, mercado-mundial, setor-automobilístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário