segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Brasil é prioridade para o Santander, diz presidente

Marcial Portela diz que participação do País no lucro do banco espanhol deve passar de 25% este ano para 30% no próximo ano

Glauber Gonçalves, de O Estado de S. Paulo
Matéria publicada em http://economia.estadao.com.br

RIO - Prioridade para o banco espanhol Santander, o Brasil deve ampliar sua participação no lucro global da instituição de 25% para 30% nos próximos dois anos, previu nesta segunda-feira, 19, o presidente da instituição no País, Marcial Portela. O executivo fez a avaliação depois de retornar de uma reunião do Conselho de Administração do grupo, que vê a importância do Brasil crescer num momento de crise em mercados tradicionais da Europa.

"Cheguei hoje de uma reunião no conselho de administração do Grupo Santander e toda a atenção está dedicada ao Santander Brasil", declarou o executivo durante entrevista à imprensa na inauguração de uma agência bancária na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio. Ele acrescentou que, enquanto o cenário se agrava na Europa, a situação do Brasil é "privilegiada". Para Portela, embora não esteja imune às turbulências, o País está bem protegido.

Sobre o aumento dos custos de captação pelos bancos, resultado do agravamento da crise no Hemisfério Norte, Portela afirmou que essas operações ficaram mais caras em dólar e outras moedas estrangeiras, mas não em real. "O custo de captação em real é semelhante ao de antes da crise", revelou.

A agência inaugurada nesta quinta é a segunda do Santander em uma favela. A primeira foi instalada no Complexo do Alemão, no ano passado. Desde a implantação, quando a comunidade ainda era dominada por traficantes armados, o banco atingiu a marca de 1,2 mil clientes e 100 pequenas empresas atendidas.

Com o plano de intensificar a atuação na concessão de crédito a pessoas físicas e pequenas empresas, a instituição já estuda outros mercados, no Rio e em São Paulo, similares ao Alemão e à Vila Cruzeiro. Mas os executivos do banco não dão mais detalhes desses planos. "Vamos continuar com uma atividade muito intensa em microcrédito, não só em comunidades, mas em todo o Brasil", disse Portela.

Questionado sobre o potencial que uma eventual aquisição da financeira Losango traria ao Santander para crescer entre as classes C, D e E, o presidente do banco evitou comentar as informações de que estaria negociando com a financeira do HSBC no Brasil. "Quanto à Losango, eu não sei. Não tenho relacionamento com eles", esquivou-se. 

Novo Mercado. Até outubro do ano que vem, o Santander Brasil pretende ter 25% de suas ações negociadas no mercado. O patamar é uma exigência da BM&F Bovespa às empresas que integram o Novo Mercado, ambiente de mais alto nível de governança da bolsa. Portela revelou que, embora a instituição possa recorrer a uma permissão especial para prorrogar o prazo por mais dois anos, a intenção é cumprir o prazo acertado inicialmente. 

"Não havendo condições suficientes para colocar esses 3% e atingir os 25% que devemos ter de free float na bolsa, teríamos de pedir uma permissão especial para prorrogar essa obrigação por mais dois anos", declarou. "Mas a intenção é ficar dentro do período comprometido com o regulador da bolsa."

Confira as últimas postagens
‘FT’: Com Bolsa Verde, Rio pode virar polo financeiro alternativo
BID lança linha de crédito para bancos que desejam expandir empréstimos a setores de alto...
Município baiano apresenta o maior PIB per capita do país em 2009
Itaú espera ter licença para atuar na Colômbia em junho de 2012
Pacote da Receita inclui fim da declaração anual do Simples em 2013
Impostos federais poderão ser pagos com cartão de crédito...
Espanha estuda meio rápido para limpar seus bancos
Crise econômica entra na pauta das turnês de rock
Brasil deve crescer a taxas chinesas em 2012, projeta ABC
Argentina flerta com o Irã e preocupa os EUA
BB entra forte no mercado imobiliário e financia mais de R$ 7 bilhões
Crise nos EUA leva famílias inteiras a morar dentro de carro

Tags: Bancos-Santander, crise-Euroa-EUA, mercados-emergentes, países-desenvolvimento, sistema-financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário