terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mercantil estreia em FIDC com captação de R$400 milhões

Reportagem de Aluísio Alves
http://br.reuters.com/

SÃO PAULO (Reuters) - O banco mineiro Mercantil do Brasil anunciou nesta terça-feira ter captado cerca de 400 milhões num Fundo de Investimentos em Direitos Créditos (FIDC) lastreado na concessão de crédito consignado a beneficiários do INSS.

A operação coordenada por Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC e Mercantil do Brasil Distribuidora teve nota "AAA" da Standard & Poor's. Os papéis oferecem ao investidor taxa de CDI mais 2,4 por cento ao ano. A participação em cotas subordinadas foi de 90 milhões de reais.

Segundo o diretor financeiro do Mercantil do Brasil, Cristiano Gomes, os papéis foram distribuídos entre 10 investidores institucionais. O prazo do fundo é de cinco anos.

O banco, que no final de 2010 venceu a licitação pela folha de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS no estado de Minas Gerais e no interior de São Paulo, tem 30 mil novos beneficiários a cada mês.

"Dependendo do desempenho dessa carteira, podemos fazer outras captações do tipo em 2012", disse Gomes à Reuters.

O crédito consignado foi uma das modalidades de empréstimos que o governo procurou esfriar com as medidas macroprudenciais tomadas no fim de 2010. Para Gomes, no entanto, essas medidas devem ter pouco impacto nos novos beneficiários.

A expectativa do banco é de que sua carteira de beneficiários do INSS atinja 1,8 milhão de pessoas até 2016.

O Mercantil do Brasil fechou o primeiro semestre deste ano com uma carteira de crédito total de cerca de 7,5 bilhões de reais, incluindo avais e fianças, distribuídos de forma paritária entre pessoa jurídica e varejo.

Leia também:
Afinal, o que é Trade-Off?
Afinal, como fica o dilema contábil das MPEs?
Afinal, como realizar seus sonhos?
E a consultoria para os milionários brasileiros?
Brasil defenderá na Rio+20 economia verde sem miséria
Profissionais de finanças e contabilidade tiveram valorização salarial de 20%
MMX, LLX, MPX... Afinal, de onde vêm tantos "X"?
Nordeste é celeiro de oportunidades de inovação
Venezuela anuncia retirada de suas reservas de bancos europeus
Números & factos do debate sobre o default americano

Tags: fidic, fundo-investimentos-direitos-creditórios, produtos-financeiros, recebíveis, soluções-crédito, operações-financeiras-estruturadas, capital-de-giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário