sábado, 2 de julho de 2011

Como lidar com os pedidos das crianças diante de tantos produtos ofertados?

Matéria publicada em http://www.previ.com.br/

Consumir é uma das ações mais básicas do ser humano, mas muitas pessoas ainda não atentaram para a importância de se consumir com consciência pensando de forma coletiva e, principalmente, no futuro. No meio de tantas ofertas de produtos e serviços estão as crianças, naturalmente mais sensíveis que os adultos por estarem em processo de formação. É preciso que os pais estejam atentos, pois o excesso de consumo pode gerar nos pequenos: ansiedade, estresse familiar, obesidade infantil entre outros transtornos.

Consumo infantil
Fala-se muito dos impactos negativos da publicidade junto ao público infantil. É fato que os comerciais bombardeiam esses "pequenos" consumidores, por isso, o papel dos pais é fundamental. Essa postura do mercado não é aleatória. Os consumidores mirins influenciam em 80% as decisões de compra de uma família – dados da TNS Research Internacional. Além disso, quando influenciados desde cedo, se tornam adultos mais fiéis às marcas e ao próprio hábito de consumismo.

"A criança tinha que ser ensinada a encarar os anúncios como se fosse uma linguagem. Assim teria a capacidade de entender a mensagem, afinal nem tudo que é ofertado é adequado, nem tudo faz bem, nem tudo é necessário. Os pais e as escolas possuem papel fundamental nesse processo de conscientização sobre o consumo. E não é só falar do consumo do bem material, é preciso ir além, explicar sobre a produção e os recursos envolvidos", afirma Roberta Gianni, professora do MBA de Administração de Marketing da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

"Os pais precisam proporcionar aos filhos experiências verdadeiras. A criança tem de ser estimulada a usar a imaginação, brincar com outras crianças, vivenciar cada atividade verdadeiramente e, assim, alcançar plenitude", aconselha Vera Rita de Mello Ferreira, representante no Brasil da International Association for Research in Economic Psychology (IAREP).

Outro ponto importante na relação entre consumo e criança é a necessidade dela se sentir inserida em uma determinada tribo/grupo. Cassia D´Aquino, especialista em educação financeira, afirma que os consumidores mirins buscam identidade e que muitas vezes a conquistam por possuírem determinados produto ou usufruir de um determinado serviço.

O papel dos pais é proteger os filhos do consumo exagerado. Para Cassia, o consumo passa a ser consumismo quando deixa de ser uma escolha e passa a ser comandado apenas pelo desejo.

Como educar
As crianças aprendem pelo exemplo. "Não adianta um pai passar no plano teórico informação sobre o consumo ao filho e dizer não, se na hora que ele – pai – deseja comprar um carro e por qualquer motivo não tem recurso fica nervoso, inconformado e revoltado", afirma Vera.

Além do exemplo é preciso se dedicar às relações com os filhos. "Dentro do novo formato familiar com a saída da mulher ao mercado de trabalho, os pais precisam buscar a qualidade do relacionamento. A babá pode ser excelente e a escola também, mas nada substitui o modelo dos pais", reforça Roberta.

Coibir excessos e desperdícios, negociar, explicar como se conquista o dinheiro e as riquezas para produção dos bens/serviços, apontar a reutilização como uma realidade legítima são alguns ensinamentos que proporcionarão saúde física e mental às crianças. A hora de ir as compras é ideal para explicar esses conceitos aos pequenos.

Leia também:
E a consultoria para os milionários brasileiros?
Aposentadoria: apenas 51% dos brasileiros fazem planos financeiros para o futuro
E agora? Consórcio ou financiamento?
Afinal, como cuidar do cartão de crédito?

Tags: consumo-criança, consumismo, educação-financeira, educação-filhos, consumo-consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário