sexta-feira, 3 de junho de 2011

Investimentos deverão ser superiores a 23% para economia continuar crescendo, diz Coutinho

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje (2) que o país deve aumentar sua poupança e investir mais para manter a expansão da economia. Segundo ele, para que o país mantenha o crescimento com estabilidade, os investimentos terão de chegar a 23% do Produto Interno Bruto (PIB).

“A sustentação do crescimento da economia brasileira em condições de estabilidade demandará que nós todos poupemos mais e invistamos mais. É preciso que a nossa taxa agregada de investimentos suba dos 18%, do ano passado, para 23%, 24% ou mais, nos próximos anos”, disse a empresários no Congresso Brasileiro do Aço.

Segundo dados do BNDES, o setor siderúrgico deverá investir nos próximos quatro anos R$ 33 bilhões, 3,2% superior ao dos últimos quatro anos.

Coutinho comentou as exportações brasileiras e disse que para o país recuperar mercados estrangeiros perdidos após a crise econômica mundial, o Brasil deverá se concentrar em melhorar a eficiência e a competitividade de sua indústria. “A capacidade de recuperar parte do mercado da exportação global que perdemos após a crise dependerá, em boa medida, do nosso empenho em melhorar a eficiência e a competitividade da nossa indústria. E quando digo nosso empenho não falo apenas do setor privado, falo também do governo”.

O presidente afirmou ainda que o banco está dando suporte para que o governo faça licitações das concessões no setor de infraestrutura, como os aeroportos, o que deverá ocorrer até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário