quarta-feira, 15 de junho de 2011

E agora? Consórcio ou financiamento?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

As elevações das taxas de juros da economia brasileira, impulsionadas pelos aumentos na taxa básica SELIC, contribuíram para o forte crescimento nas vendas de cotas de consórcio no período de janeiro a abril de 2011. Dados divulgados pela ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, mostram uma ampliação de 56,1% nas vendas de cotas para a aquisição de veículos leves, em comparação com as vendas do 1º quadrimestre de 2011.

Considerando a quantidade de consórcios de veículos em geral, a Abac informou que a oscilação nas vendas foi de 33,1%. Já a variação positiva nas contemplações atingiu 11,7% no mesmo período. Quanto ao número de participantes, o aumento foi de 12,8% atingindo a marca de 3,62 milhões em abril/2011.

Os custos menores relacionados à aquisição de veículos através de consórcios tornam o consórcio mais atrativo que o tradicional financiamento de veículos, principalmente em períodos com tendência de crescimento das taxas de juros.

Importante destacar que na participação em grupos de consórcio, os consorciados pagam taxas de administração, um percentual com a finalidade de constituir um fundo de reserva e o seguro prestamista que, somados, geralmente são inferiores ao total desembolsado com pagamento de juros e outras tarifas cobradas no financiamento. No entanto, diferentemente do financiamento, na modalidade consórcio o consumidor não recebe imediatamente o veículo devendo ofertar lances ou torcer para ser sorteado e assim receber o bem.


Leia também:
Afinal, o que é Trade-Off?
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Afinal, cadê o Gerente Financeiro das MPEs? - Portal da Classe Contábil
Tempo, um bem precioso
O belo crescimento da indústria da beleza
China lança caixa electrónica dispensadora de ouro
China precisa combater inflação e afastar choques, diz Zhou
Aprendam com o Brasil, diz Eike Batista aos EUA
Alemães estão animados com perspectivas de investimentos no Brasil
Brasil é o país mais empreendedor do G20

Tags: consórcios, veículos, financiamento, taxa de juros

Nenhum comentário:

Postar um comentário