domingo, 26 de junho de 2011

China: até terras no Brasil eles querem comprar!

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, em agosto de 2010, trazia a preocupação do ex-ministro da fazenda Delfim Netto acerca do interesse de grandes companhias chinesas em adquirir terras no Brasil.

Segundo a mesma matéria, a China, através de suas grandes empresas, compraram grandes extensões de terra na África e, naquela época, mantinham planos de adquirir terras na América Latina, mais especificamente na Argentina e no Brasil.

A aquisição de terras pela China em outros países faz parte de sua estratégia de montagem de uma estrutura fornecedora de matérias-primas e alimentos que seja compatível com seus planos de crescimento nas próximas décadas.

O tema foi destaque novamente na imprensa em maio de 2011 após uma matéria do The New York Times afirmando que as autoridades brasileiras teriam ficado nervosas com a disposição da China em comprar terras no país. Afirma ainda que para evitar as possíveis compras de imóveis, o governo brasileiro, através do advogado geral da união, José Inácio Adms, reinterpretou uma lei de 1971, tornando mais difícil a compra de terras por estrangeiros.

Atitude semelhante adotou o governo argentino. A presidente Cristina Kirchner enviou ao congresso um projeto que limita a quantidade de terras que estrangeiros podem ter no país.

Considerando que a China possui parcela significativa dos títulos da dívida americana, está adquirindo títulos da dívida de países da zona do Euro, comprou terras na África, “manda” na relação comercial com o Brasil, é plausível afirmar que o “Gigante Chinês” atua de forma “orquestrada” com o propósito de se tornar a maior economia do planeta gerando outras grandes mudanças no mapa econômico-político do Globo.

Assim, cuidado Brasil. O fortalecimento da indústria nacional e a atuação “cautelosa” na relação comercial com a China tornam-se muito importante.

Tags: china-brasil, china-compra-de-terras-brasil, economia-chinesa, comercio-china

Nenhum comentário:

Postar um comentário