sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bancos devem se integrar para Copa e Olimpíada

Para garantir que estrangeiros sejam bem atendidos durante eventos, instituições financeiras brasileiras precisam integrar seus caixas eletrônicos com bancos internacionais

Fabio Graner, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Os grandes eventos esportivos previstos para serem realizados no Brasil nos próximos anos criam a necessidade de os bancos brasileiros integrarem suas redes de caixas eletrônicos com os bancos internacionais, garantindo que os turistas estrangeiros possam ser bem atendidos. A advertência foi feita pelo Banco Central, em relatório sobre o sistema de pagamentos de varejo brasileiro.

"Como o Brasil sediará eventos esportivos internacionais nos próximos anos, espera-se, também, que as instituições proprietárias de redes de ATM (caixas eletrônicos) desenvolvam ações objetivando aumentar o grau de interoperabilidade de seus terminais com as redes internacionais, com vistas a atender inclusive os estrangeiros em visita ao País", afirma o BC, no documento.

O atendimento aos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, além de eventos menores, mas de escala internacional - como a Copa das Confederações e a Copa América - tem sido alvo de preocupação do Banco Central.

No mês passado, o BC realizou um seminário para discutir o mercado de câmbio manual, que nada mais é do que as operações de pequenas trocas de moeda estrangeira. A ideia do BC era tirar ideias para tornar mais fácil as operações de troca de dólares, euros e outras divisas por real, possibilidade ainda bastante restrita na economia brasileira.

Tags: copa do mundo 2014, bancos, olimpíadas 2016, tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário