quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aposentadoria: apenas 51% dos brasileiros fazem planos financeiros para o futuro

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Pesquisa realizada pelo banco HSBC mostra que 25% dos brasileiros não sabem qual será sua fonte de renda na aposentadoria. Constatação mais preocupante é que 10% presumem que a renda do trabalho remunerado será seu apoio nos últimos anos de vida, ou seja, acreditam que terão que trabalhar até seus últimos anos.

A pesquisa destaca ainda que 51% das pessoas possuem planos financeiros, percentual acima da média mundial que é 50%. No entanto, apenas 43% buscaram alguma espécie de consultoria financeira profissional. O apoio profissional para a maioria dessas pessoas é feita por consultores financeiros independentes (22%). Já bancos e contadores representam a segunda opção de aconselhamento com percentual de 18%.

O estudo concluiu ainda que os indivíduos que fazem planos financeiros para o futuro possuem 28% a mais de recursos que a média do Brasil e comportam-se de forma mais otimista em relação a suas perspectivas. Merece destaque ainda a informação de que, conforme a publicação, apenas 60% dos entrevistados estão poupando dinheiro suficiente para a aposentadoria, percentual abaixo da média de 88% observada nos demais países onde é realizada a pesquisa

Nas palavras de Fernando Moreira, CEO do HSBC Seguros do Brasil, a pesquisa “é uma iniciativa pioneira que visa auxiliarnos a alcançar o nosso objetivo de oferecer o melhor em gestão de riquezas no mundo”.

Fonte: Relatório “O Futuro da Aposentadoria” publicado em www.hsbc.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário