segunda-feira, 30 de maio de 2011

E a consultoria para os milionários brasileiros?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Matéria divulgada no portal do Jornal do Brasil, em 25/05/2011, trazia informações sobre a quantidade de milionários brasileiros, conforme publicação de estudo do Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP, na sigla em francês). De acordo com a pesquisa, existem 150 mil milionários no Brasil, número que supera Índia e Rússia que possuem respectivamente 140 e 120 mil milionários.

Os números da pesquisa reforçam a existência de uma demanda por profissionais qualificados para a atuação na área de consultoria e planejamento financeiro pessoal. Segundo o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF, o planejador financeiro deve ser um multiespecialista, com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.

Para dar maior segurança aos contratantes de serviços de consultoria e planejamento financeiro pessoal, o IBCPF disponibiliza a CFP® - Certified Financial Planner que é uma certificação internacional de distinção, criada em 1986 nos Estados Unidos, sendo de caráter não obrigatório, que prepara o profissional para o exercício da atividade de consultor e planejador financeiro pessoal.

Para a obtenção da CFP®, o profissional deve ser aprovado no processo de certificação junto ao IBCPF que consiste em exame abrangendo os temas investimentos e gestão de riscos, previdência complementar e seguros, planejamento sucessório e fiscal, planejamento financeiro e ética. Além do exame, o candidato deve ter formação superior em algum dos cursos que atendam o padrão do IBCPF, comprovar experiência profissional de 03 anos em atividade relacionadas à área de planejamento financeiro pessoal e aderir ao Código de Ética e Responsabilidade Profissional do referido instituto

Leia também:
Aposentadoria: apenas 51% dos brasileiros fazem planos financeiros para o futuro
Afinal, o que é Trade-Off?
O belo crescimento da indústria da beleza
E agora? Consórcio ou financiamento?Afinal, como realizar seus sonhos?
Afinal, o que é Terapia Financeira?
Brasil pode ter juro de um dígito em 2012
Leia a Carta de Bonito
Europa triplica investimento no Brasil
Brasil é o país mais empreendedor do G20
Profissionais de finanças e contabilidade tiveram valorização salarial de 20%
MMX, LLX, MPX... Afinal, de onde vêm tantos "X"?
Conef lança programa de educação financeira

Tags: consultoria-milionarios, educacao-financeira, planejamento-financeiro-pessoal, consultor-financeiro, CFP®, Certified-Financial-Planner  

Nenhum comentário:

Postar um comentário